- Nome: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/1993353452161637
- Lattes (inglês): http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781645Z6&idiomaExibicao=2
Artigos
Oliveira, M., Levesque, K. C., Deacon, S. H., & Mota, M. M. P. E. (2020). Evaluating models of how morphological awareness connects to reading comprehension: A study in Portuguese. Journal of Research in Reading, 43(2), 161–179. doi: 10.1111/1467-9817.12296
Peçanha, A., Mota, M., Mettrau, M., Buscacio, R., & Soares, A. (2019). Desempenho acadêmico: implicações da relação entre habilidades sociais e inteligência fluida. CONHECIMENTO & DIVERSIDADE, 11(25), 1-17. doi: 10.18316/rcd.v11i25.5241
Palinha, K., & Mota, M. (2019). O Papel da Home Literacy e da Educação Infantil no Desenvolvimento dos Precursores da Alfabetização. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 19(3), 704-717. doi: 10.12957/epp.2019.46911
Azevedo, S., Mota, M., & Mettrau, M. (2018). Empatia: perfil da produção científica e medidas mais utilizadas em pesquisa. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 9(3), 03-23. doi: 10.5433/2236-6407.2018v9n3p3
Guimarães, S., & Mota, M. (2018). Consciência morfológica e ortografia. Uma relação para além da consciência fonológica?. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(2), 608-623. doi: 10.12957/epp.2018.38815
Oliveira, M., & Mota, M. (2018). O Modelo Simples de Leitura Explica a Compreensão Leitora no Português?. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 17(1), 306-322. doi: 10.12957/epp.2017.35096
Almeida, L. C., Barbosa, A. J. G., & Mota, M. M. P. E. (2017). Evidências de Validade da Escala de Atitudes em Relação à Leitura: ERAS-Br. Psico-USF, 22(3), 485-500. https://doi.org/10.1590/1413-82712017220309
Macedo, M. M. F., Mota, M. E., Mettrau, M. B. (2017). WISC-IV: Evidências de Validade para Grupos Especiais de Superdotados- WISC-IV. Psicologia em Pesquisa, 11(1), 65-73. doi: 10.24879/2017001100100213
Rocha, L. F. D. D., Oliveira, E. R., & Marcia Maria Peruzzi Elia Da Mota. (2017). Relação entre apoio social e bem-estar subjetivo em idosos: revisão sistemática. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 30(4), 1–13. doi: 10.5020/18061230.2017.6472
Freitas, P. V. D., Márcia Maria Peruzzi Elia Da Mota, & Deacon, S. H. (2017). Morphological awareness, word reading, and reading comprehension in Portuguese. Applied Psycholinguistics, 39(3), 507–525. doi: 10.1017/s0142716417000479
Baptista, R. M., Junior, P. V. D. F., Peçanha, A. P., Soares, A. B., Mettrau, M. B., & Márcia Maria Peruzzi Elia Da Mota. (2016). Práticas de leitura e compreensão de texto no 6º e 7º anos do ensino fundamental. Estudos De Psicologia (Campinas), 33(1), 173–182. doi: 10.1590/1982-027520160001000017
Inacio, D. P., & Mota, M. M. E. P. (2016). Consciência Fonológica e Prática Pedagógica nas Classes de Alfabetização. Psicopedagogia On Line, 1(1).
Azevedo, S. M. L., Mota, M. M. P. E., & Mettrau, M. B. (2016). Inacio, D.Consciência Fonológica e Prática Pedagógica nas Classes de Alfabetização. Psicopedagogia On Line, 1–14.
Guimarães, S. B., & Márcia Maria Peruzzi Elia Da Mota. (2016). Qual a contribuição da consciência morfológica das crianças na precisão de leitura de palavras e compreensão de texto no português? Estudos De Psicologia, 21(3). doi: 10.5935/1678-4669.20160023
Baltar, M. A. D. S., & Márcia Maria Peruzzi Elia Da Mota. (2016). Perceived Home Literacy and Reading Performance among Adolescent Brazilian Students. Creative Education, 07(18), 2836–2844. doi: 10.4236/ce.2016.718263
Junior, P. V. D. F., & Márcia Maria Peruzzi Elia Da Mota. (2015). So, Morphological Awareness Contributes to Reading in Brazilian Portuguese? Psico-USF, 20(3), 471–480. doi: 10.1590/1413-82712015200309
Cardoso, C. V., & Márcia Maria Peruzzi Elia Da Mota. (2015). Home-Literacy e os precursores da alfabetização. Estudos e Pesquisas Em Psicologia, 15(2), 708–724. doi: 10.12957/epp.2015.17667
Mota, M. M. P. E. (2016). Um olhar crítico sobre os testes de compreensão de leitura. Revista Avaliação Psicológica, 14(3), 347–351. doi: 10.15689/ap.2015.1403.06
Mota, M. M. P. E. (2017). Home Literacy E Alfabetização: Uma Revisão Sistemática Da Literatura. Psicologia Argumento, 32(78). doi: 10.7213/psicol.argum.32.078.ao06
Guimarães, S. R. K., Paula, F. V. D., Mota, M. M. P. E., & Barbosa, V. D. R. (2014). Consciência morfológica: que papel exerce no desempenho ortográfico e na compreensão de leitura?Psicologia USP, 25(2), 201–212. doi: 10.1590/0103-6564a20133713
Mota, M. M. P. E., Santos, A. A. A., Guimarães, S. B., & Conti, C. (2014). Evidências de validade do Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica (RACF). Estudos e Pesquisas Em Psicologia, 14(3).
Mota, M. M. P. E., Santos, A. A. A. D., & Guimarães, S. B. (2014). Evidências de validade e consistência interna de tarefas de analogia gramatical. Estudos De Psicologia (Natal), 19(4), 250–257. doi: 10.1590/s1413-294×2014000400002
Mota, M. M. P. E., & Junior, P. V. F. (2014). Há Contribuições Diferentes da Morfologia Derivacional e Flexional para a Escrita? Psicologia Em Pesquisa, 8(2), 144–149. doi: 10.5327/Z1982-1247201400020003
Mota, M. M. P. E., & Santos, A. A. A. D. (2014). O Cloze como instrumento de avaliação de leitura nas séries iniciais. Psicologia Escolar e Educacional, 18(1), 135–142. doi: 10.1590/s1413-85572014000100014
Mota, M. M. P. E., Guimarães, S. B., Conti, C., Linhares, T., Rezende, L. B., Amorin, S., … Gumier, A. B. (2013). Diferenças entre o desenvolvimento da morfologia derivacional e flexional no português brasileiro no ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(4), 730–734. doi: 10.1590/s0102-79722013000400013
Miranda, L. C., & Mota, M. M. P. E. (2013). Há uma relação específica entre consciência morfológica e reconhecimento de palavras? Psico-USF, 18(2), 241–247. doi: 10.1590/s1413-82712013000200008
Camilo, C. S. L., & Mota, M. M. P. E. (2013). Prática Pedagógica e o Desenvolvimento da Consciência Fonológica. Estudos e Pesquisas Em Psicologia, 13(2). doi: 10.12957/epp.2013.8418
Mota, M. M. P. E., Vieira, M. D. T., Bastos, R. R., Dias, J., Paiva, N., Mansur-Lisboa, S., & Andrade-Silva, D. (2012). Leitura contextual e processamento metalingüístico no português do Brasil: um estudo longitudinal. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(1), 114–120. doi: 10.1590/s0102-79722012000100014
Scoralick-Lempke, N. N., Barbosa, A. J. G., & Mota, M. M. P. E. (2012). Efeitos de um processo de alfabetização em informática na cognição de idosos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(4), 774–782. doi: 10.1590/s0102-79722012000400017
Mota, M. M. P. E. (2012). Explorando a relação entre consciência morfológica, processamento cognitivo e escrita. Estudos De Psicologia (Campinas), 29(1), 89–94. doi: 10.1590/s0103-166×2012000100010
Mota, M. M. P. E. (2012). Considerações Metodológicas e Conceituais sobre a Construção de Instrumentos de Avaliação das Habilidades Metalinguísticas. Avaliação Psicológica, 11(1), 77-82.
Mota, M. M. P. E., Xavier, L., Almeida, W., Gamom, C., Souza, J., Ferreira, T. O., . . . Silva, R. F. (2012). Desenvolvimento da Morfologia Derivacional nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental. Psicologia Em Pesquisa, 6(1), 13-18.
Barbosa, A. J., Almeida, L. C., & Mota, M. M. P. E. (2012). Leitor talentoso: Produção científica em Educação e Psicologia. Psicologia: Teoria E Prática, 14(2), 152-163.
Mota, M. M. P. E., Besse, A., Dias, J., Paiva, N., Mansur-Lisboa, S., & Silva, D. A. (2011). O desenvolvimento da consciência morfológica nos estágios iniciais da alfabetização. Psicologia: Reflexão E Crítica, 24(1), 144-150. doi:10.1590/s0102-79722011000100017
Mota, M. M. (2011). Consciência Morfológica, Aspectos Cognitivos da Linguagem e Reconhecimento de Palavras. Interação Em Psicologia, 15(1), 21-26. doi:10.5380/psi.v15i1.15654
Mota, M. M., & Guimarães, S. B. (2011). Leitura contextual e o processamento metalinguístico: Considerações teóricas. Paidéia (Ribeirão Preto), 21(49), 279-283. doi:10.1590/s0103-863×2011000200016
Miranda, L., & Mota, M. M. (2011). Estratégias cognitivas de escrita do português do Brasil. Psico-USF, 16(2), 227-232. doi:10.1590/s1413-82712011000200011
Spinillo, A. G., Mota, M. M., & Correa, J. (2010). Consciência metalinguística e compreensão de leitura: Diferentes facetas de uma relação complexa. Educar Em Revista, (38), 157-171. doi:10.1590/s0104-40602010000300011
Hagen, V., Miranda, L. C., & Mota, M. M. (2010). Consciência morfológica: Um panorama da produção científica em línguas alfabéticas. Psicologia: Teoria E Prática, 12(3), 135-148.
Mota, M. M. (2010). Metodologia de Pesquisa em Desenvolvimento Humano: Velhas Questões Revisitadas. Psicologia Em Pesquisa, 4(2), 144-149. doi:10.24879/201000400200358
Soares, A. B., Teixeira, T. C., & Mota, M. M. (2010). Compreensão de leitura de professores: Implicações para práticas docentes. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 1(2), 172-183.
Condé, S. A., Fernandes, N., Santos, F. R., Chouab, A., Mota, M. M., & Bastos, M. G. (2010). Declínio cognitivo, depressão e qualidade de vida em pacientes de diferentes estágios da doença renal crônica. Jornal Brasileiro De Nefrologia, 32(3), 242-248. doi:10.1590/s0101-28002010000300004
Mota, M. M. P. E. (2009). O papel da consciência morfológica para a alfabetização em leitura. Psicologia Em Estudo, 14(1), 159-166. doi:10.1590/s1413-73722009000100019
Mota, M. M. P. E., Lisboa, R., Dias, J., Gontijo, R., Paiva, N., Mansur-Lisboa, S., . . . Santos, A. A. (2009). Relação entre consciência morfológica e leitura contextual medida pelo teste de Cloze. Psicologia: Reflexão E Crítica, 22(2), 223-229. doi:10.1590/s0102-79722009000200008
Mota, M., Mota, D. C. B., Cota, J., Mansur, S., Lima, S., Calzavara, Á., … Banhato, E. (2009). Consciência morfossintática, alfabetização e contextos do desenvolvimento. Psico-USF, 14(1), 11–18. doi: 10.1590/s1413-82712009000100003
Banhato, E., Scoralick, N., Guedes, D., Bedendo, A., Baracho, R., Atalaya-Silva, K. C., & Mota, M. M. P. E. (2009). Atividade física, cognição e envelhecimento: estudo de uma comunidade urbana. Psicologia: Teoria e Prática, 11(1), 76–84.
Silva, D. A., & Mota, M. M. P. E. (2009). Déficits nas habilidades metalinguísticas em crianças com dificuldades na leitura. Psicologia Em Pesquisa, 3(2), 110–118.
Mota, M. M. P. E., & Santos, A. A. A. D. (2009). O papel da Consciência Fonológica na leitura contextual medida pelo teste de Cloze. Estudos De Psicologia (Natal), 14(3), 207–212. https://doi.org/10.1590/s1413-294×2009000300004
Mota, M. M. P. E. (2008). Algumas considerações a respeito do que as crianças sabem sobre a morfologia derivacional. Interação Em Psicologia, 12(1). doi:10.5380/psi.v12i1.7452
Banhato, E. F. C., Silva, K. C. A., Magalhães, N. C., & Mota, M. M. P. E. (2008). Aspectos sociais e de saúde de idosos residentes na comunidade de uma cidade brasileira. Psicologia Para América Latina, 14.
Mota, M. M. P. E., Anibal, L., & Lima, S. (2008). A morfologia derivacional contribui para a leitura e escrita no português? Psicologia: Reflexão E Crítica, 21(2). doi:10.1590/s0102-79722008000200017
Mota, M. E., Gontijo, R., Mansur-Lisboa, S., Olive, R., Silva, D., Dias, J., . . . Kamisaki, R. (2008). Avaliação da Consciência da Morfologia Derivacional: Fidedignidade e Validade. Avaliação Psicológica, 7(2), 151-157.
Mota, M. M. P. E., Banhato, E. F., Silva, K. C., & Cupertino, A. P. (2008). Triagem cognitiva: Comparações entre o mini-mental e o teste de trilhas. Estudos De Psicologia (Campinas), 25(3), 353-359. doi:10.1590/s0103-166×2008000300004
Mota, M. E. (2008). Considerações sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita: Uma revisão da literatura. Psicologia Escolar E Educacional, 12(2), 347-355. doi:10.1590/s1413-85572008000200006
Mota, M., Mota, D. C., Cunha, N., Calzavara, A., Cota, J., Mansur, S., . . . Banhato, E. (2008). Escolarização, alfabetização e consciência sintática. PSIC – Revista De Psicologia Da Vetor Editora, 9(1), 45-51.
Mota, M. M. P. E., Santos, A. A. A., Dias, J., Paiva, N., Mansur-Lisboa, S., & Silva, D. A. (2008). Relação entre consciência morfológica e a escrita em crianças do ensino fundamental. Psicologia Em Pesquisa, 2(2), 51-60.
Mota, M. M. P. E., & Castro, N. R. (2007). Alfabetização e consciência metalingüística: Um estudo com adultos não alfabetizados. Estudos De Psicologia, 24(2), 169-179. doi:10.1590/s0103-166×2007000200004
Mota, M. M. P. E. (2007). Algumas considerações sobre o letramento e o desenvolvimento metalingüístico e suas implicações educacionais. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 7(3), 118-130.
Mota, M. M. P. E., Lisboa, R., Dias, J. Gontijo, R., Paiva, N., Mansur-Lisboa, S. F., Silva, D. A. (2007). Morfologia Derivacional e Alfabetização. Virtú, 5, 1-10.
Mota, M. M. P. E. (2007). Complexidade Fonológica e Reconhecimento da Relação Morfológica entre as Palavras: Um Estudo Exploratório. Psic, 8(2), 131-138.
Guedes, D., Silva, K., Banhato, E., & Mota, M. M. P. E. (2007). Fatores associados à capacidade funcional em uma amostra de idosos da comunidade. HU Revista, 33(4), 105-111.
Banhato, E., Atalaya-Silva, K. C., Magalhães, N., Mota, M. M. P. E., Guedes, D., & Scoralick, N. (2007). Inclusão Digital: ferramenta de promoção para um envelhecimento cognitivo, social e emocional saudável? Psicologia Hopitalar, 5(2), 2-20.
Mota, M. M. P. E., & Silva, K. (2007). Consciência Morfológica e Desenvolvimento Ortográfico: um Estudo Exploratório. Psicologia em Pesquisa, 1(2), 86-92.
Mota, M. M. P. E., Gomes, J., Lima, S. A., Benfica, T., & Vasques, V. (2006). Leitura, a Escola e a Família: Uma Experiência com um Projeto de Extensão Universitária. Virtú, 3, 1-8.
Mota, M. M. P. E., Mansur-Lisboa, S. F., Calzavara, A., Annibal, L., Lima, S. A., Cotta, J., Mota, D. (2006). O papel das habilidades metalingüísticas na alfabetização. Virtú, 4, 1-8.
Mota, M. M. P. E. (2005). Psicologia do Desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia, 13(2), 105-111.
Mota, M. M. P. E., Moussatchè, A. H., Castro, C. R., Moura, M. L. S., & D’Angelis, T. (2000). Erros de escrita no contexto: Uma análise na abordagem do processamento da informação. Psicologia: Reflexão E Crítica, 13(1), 01-06. doi:10.1590/s0102-79722000000100002
Mota, M. M. P. E. (2000). Uma introdução ao estudo cognitivo da memória a curto prazo: Da teoria dos múltiplos armazenadores a memória de trabalho. Estudos De Psicologia (Campinas), 17(3), 15-21. doi:10.1590/s0103-166×2000000300002
Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado em andamento
Carmen Lucia Martins da Silva. Práticas de leitura literária com crianças de baixo nível socioeconômico e sua influência na literacia emergente. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Eliane Cristina Ferreira De Oliveira Coutinho. Práticas de leitura literária com crianças de médio alto nível socioeconômico e sua influência na Literacia Emergente. Início: 2019. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Tese de doutorado em andamento
Taís Turaça. Consciência morfologica e a escrita de palavras morfologicamente complexas. Início: 2017. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Marlene Dias Brandão. Compreensão de leitura de textos científicos no Ensino Médio e Universitário. Início: 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Christian David Pineda. Consciência morfológica e alfabetização: comparações entre o português e o espanhol. Início: 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).
Orientações concluídas
Dissertação de mestrado concluída
Raphaela Novaes de Moraes. Compreensão de textos, histórico de leitura e estratégias de aprendizagem no ensino superior. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Jaqueline Costa Batista Rocha. Práticas Parentais de Leitura os Precursores da Alfabetização. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Dalva Alves. Consciência Morfológica e desenvolvimento ortográfico no português. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Nádia Delgado Paiva. Práticas de Home Literacy em contexto de municípios de pequeno porte. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Luiz Fellipe Rocha. Relação entre Independência Funcional, Apoio Social e Bem-Estar Subjetivo em idosos institucionalizados. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Katia Palinha. Home Literacy, Educação Infantil e Alfabetização. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Marlene Antonia Brandão Pires. Compreensão de Textos e Motivação para Aprendizagem em Estudantes Universitários. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Maria Nilde de Oliveira. A importância do conhecimento docente sobre a prática pedagógica. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Marco Aurélio da Silva Baltar. Considerações Sobre a Leitura de Adolescentes do Ensino Médio Profissionalizante. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Carla Valério Cardoso. Parceria Família-Escola para o sucesso na alfabetização. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Tereza Cristina Almeida de Souza. A Consciência Fonológica e a Prática Docente no Contexto Escolar. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Cristiane Santos Lima Camilo. Práticas Pedagógicas, Consciência Fonológica e Aprendizagem da Lingua Escrita. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Pedro Viana de Freitas Junior. Leitura e desenvolvimento da consciência morfológica em adolescente do ensino fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira, Universidade Salgado de Oliveira.
Rubem Muniz Baptista. Perfis de leitores e desempenho na leitura. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira, Universidade Salgado de Oliveira.
Carolina Ferreira Conti. A relevância da consciência metalinguística na ortografia de palavras morfologicamente complexas na língua portuguesa. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Juiz de Fora.
Sandra da Cunha Castro. Interação professor-aluno e a prática pedagógica na alfabetização. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Silvia Brilhante Guimarães. Consciência morfológica e leitura contextual. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Juiz de Fora.
Natália Scoralick Lempke. Inclusão digital para promoção do envelhecimento saudável. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Coorientador: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota.
Luciene Miranda. Consciência Metalinguística e a Ortografia de Palavras Morfologicamente Complexas. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Juiz de Fora.
Lara Carolina de Almeida. Capacidades metalinguísticas de leitores talentosos: consciência fonológica e morfológica. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Juiz de Fora. Coorientador: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota.
Simone Aparecida Lima. DECLÍNIO COGNITIVO, Depressão e Qualidade de Vida em Pacientes de Diferentes Estágios da Doença Renal Crônica. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Brasileira) – Universidade Federal de Juiz de Fora. Coorientador: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota.
Tese de doutorado concluída
Leandro Dias Araújo. Estágio Curricular: As diferentes representações sociais entre estudantes da área acadêmica. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Pedro Viana de Freitas Jr. Reconhecimento de palavras, fluência de leitura e compreensão de texto: papel da consciência morfológica. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Débora Pinto Inácio. Consciência fonológica e prática pedagógica nas classes de alfabetização. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Sonia Maria Lourenço de Azevedo. Empatia e Inteligência em Universitários com Altas Habilidades. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Silvia Brilhante. É princesa ou princeza? o papel da consciência morfológica na leitura e na escrita de crianças falantes do português. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Márcia Oliveira. O Modelo Simples de Leitura no Português?. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Mariângela Miranda Ferreira Macedo. Escalas Wechsler de Inteligência (WISC IV): Evidências de Validade. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira.
Lara Carolina de Almeida. Análise de Modelos Explicativos do Desempenho em Leitura. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Supervisão de pós-doutorado
Márcia Oliveira. 2016. Universidade Salgado de Oliveira. Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota.
Sílvia Brilhante Guimarães. 2016. Universidade Salgado de Oliveira, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota.
Livros publicados/Organizados ou edições
Cagnine, S. (Ed.), & Mota, M. M. P. E (Ed.), & Soares, A. B. (Ed.). (2018). Temas em Desenvolvimento, Cognição e Neuropsicologia (1a ed.). Rio de Janeiro: Letra Capital.
Soares, A. B. (Ed.), Mourao, L. (Ed.), Mota, M. M. P. E (Ed.). (2016). O estudante universitário brasileiro: características cognitivas, habilidades relacionais e transição para o mercado de trabalho (1a ed., Vol. 1). Rio de Janeiro: Apris.
Mota, M. M. P. E, Spinillo, A. (Ed.). (2013). Compreensão de Texto (1a. ed., Vol. 1) Itatiba, SP: Casa do Psicólogo.
Mota, M. M. P. E. Desenvolvimento Metalinguístico: Questões Contemporâneas (1a. ed.). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Barbosa, A. G. (Ed.), Lourenço, L. (Ed.), Mota, M. M. P. E. (Ed.). (2009). Desenvolvimento Psicossocial: Temas em Educação e Saúde. Campinas, SP: Alínea.
Mota, M. M. P. E. (2005). Psicologia: Interfaces com a Educação e a Saúde. Juiz de Fora, MG: Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Mota, M. M. P. E., Paiva, M. G. V. (Ed.), Trindade, V. (Ed.). (2004). Tendências Contemporâneas em Psicopedagogia (1a ed, Vol. 1). Petrópolis, RJ: Vozes.
Capítulos de livros publicados
Mota, M. M. P. E. (2019) O modelo simples de leitura revisitado. In: S. R. K. Guimarães; F. V. Paula. (Eds.). Compreensão da Leitura: processos cognitivos e estratégias de ensino (1a ed. Vol. 1). São Paulo: VETOR EDITORA PSICO PEDAGÓGICA.
Pecanha, A. P., Freitas, P. V., Mettrau, M. B., Mota, M. M. P. E., & Soares, A. B. (2018) A relação entre leitura de palavras e compreensão textual em estudantes do Ensino Fundamental. In S. Cagnin, M. M. P. E. Mota, & A. B. Soares. (Eds.). Temas em Desenvolvimento, Cognição e Neuropsicologia (1a ed. Vol. 1). Rio de Janeiro: Letra Capital.
Castro, S. C., & Mota, M. M. P. E. (2016). Perfil do Professor Leitor de um Município do Rio de Janeiro. In N. L. Pereira-Silva, A. J. G. Barbosa, & M. C. R. (Eds.). Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Educação (1ed. Vol. 1). Curitiba: CRV.
Mota, M. M. P. E. (2016). Compreensão de texto em estudantes universitários. In A. B. Soares, L. Mourão, & M. M. P. E. Mota. (Eds.). O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO – Características cognitivas, habilidades relacionais e transição para o mercado de trabalho (1ed.) Rio de Janeiro: Apris.
Mota, M. M. P. E. Considerações teóricas e metodológicas sobre a fluência de leitura. (2015) In R. Mousinho, L. M. Alves, & S. A. Capellini. (Eds.). Dislexia – Novos temas, novas perspectivas (1ed. Vol. 3) Rio de Janeiro: Wak.
Mota, M. M. P. E, Paula, F., & Guimaraes, S. K. (2014). Processamento Morfológico e Linguagem Escrita – O Que as Pesquisas Brasileiras apontam? In A. Roazzi, M. J. Santos, & F. V. Paula (Eds.). Aprendizagem da Leitura e Escrita – Teoria e Prática (1ed.) Curitiba: Juruá.
Mota, M. M. P. E, Baptista, R. M., & Amaral, N. S. (2014). Interação Social e Leitura: O Papel da Família no Desenvolvimento da Língua Escrita. In A. Roazzi, M. J. Santos, & F. V. Paula (Eds.). Aprendizagem da Leitura e Escrita – Teoria e Prática (1ed.) Curitiba: Juruá.
Inacio, D. P., & Mota, M. M. P. E. (2013) Consciência Fonológica e Alfabetização Algumas reflexões sobre o PNAIC. In S. Cagning. (Ed.). Temas Atuais em Psicopedagogia (1ed. Vol. 1). Rio de Janeiro: Letra Capital.
Mota, M. M. P. E, Guimarães, S. B., & Conti, C. (2013). Habilidades Metalinguísticas e Compreensão de Texto. In M. M. P. E. Mota & A. Spinillo. (Eds.). Compreensão de Texto (1ed.) Itatiba: Casa do Psicólogo.
Cunha, S., Mota, M. M. P. E. (2012). Uma semana na Classe de Alfabetização – Prática Pedagógica e Formação Docente. In S. Cagnin & M. G. Paiva. (Eds.). Psicopedagogia: Novos Temas Multidisciplinares (1ed.). Rio de Janeiro: Letra capital.
Mota, M. M. P. E. (2011). Habilidades Metalinguísticas e a Escrita no Português do Brasil. In F. Capovilla. (Ed.). Transtornos de aprendizagem 2: da análise laboratorial e reabilitação clínica às políticas públicas de prevenção via Educação (1ed. Vol. 2). São Paulo: Menon.
Mota, M. M. P. E. (2010). Refletindo sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita. In S. Guimarães & R. Maluf. (Eds.). Aprendizagem da linguagem escrita: contribuições da pesquisa (1ed.). São Paulo: Vetor.
Mota, M. M. P. E., Conti, C., & Guimarãoes, S. B. (2010). Explorando a relação entre a consciência morfológica e o conhecimento das regras de correspondência entre letra e som no português. In A. J. G. Barbosa. (Ed.). Atualizações em Psicologia Social e Desenvolvimento Humano. Juiz de Fora: Editora UFJF
Mota, M. M. P. E. (2009). A Consciência Morfológica é um Conceito Unitário? In M. Mota. (Ed.). Desenvolvimento Metalinguístico: Questões Contemporâneas (1ed.). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Mota, M. M. P. E. (2009). Aspectos psicossociais do desenvolvimento. In A. Barbosa, L. Lourenço, & M. Mota. (Eds.). Desenvolvimento psicossocial: temas em educação e saúde (1a ed.). Campinas: Alínea.
Mota, M. M. P. E. (2008). Processamento morfológico e alfabetização no português do Brasil. In M. R., Maluf & S. R., Guimarães (Eds.). Desenvolvimento da linguagem oral e escrita (1ed.) Curitiba: Editora UFPR.
Mota, M. M. P. E. (2005). Novas perspectivas de avaliação escolar. In M. M. P. E. Mota (Ed.). Psicologia: Interfaces com a Educação e a Saúde (Vol. 1). Juiz de Fora: Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Mota, M. M. P. E., & Gomes, V. T. (2004). Psicologia aplicada aos problemas de aprendizagem: uma perspectiva histórica. In M. G. Paiva, V. Trindade, & M. M. P. E. Mota. (Eds.). Tendências contemporâneas em psicopedagogia (1ed.) Petrópolis: Vozes.