Vanessa Leme

Artigos

Cassoni, C., Marturano, E. M., Fontaine, A. M., & Leme, V. B. R. (2020). School context in the transition from the early years to the final years of Elementary Education. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e190049. doi: 10.1590/1982-0275202037e190049

Ribeiro, J. H. de S., Coimbra, S. M. G., & Leme, V. B. R. (2019). Violência sexual contra crianças e adolescentes: Resiliência e protagonismo na Amazônia. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 1(2), 215–226. doi: 10.17060/ijodaep.2019.n2.v1.1690

Maia, F. A. M., Soares, A. B., & Leme, V. B. R. (2019). Relações Interpessoais em alunos na transição para o 6oano do Ensino Fundamental. Perspectivas en Psicología, 16(1), 1–13.

Leme, V. B. R., Chagas, A. P. S., Penna-de-Carvalho, A., Padilha, A. P., Alves, A. J. D. C. P., Rocha, C. S., … Silveira, P. S. (2019). Habilidades sociais e prevenção do suicídio: Relato de experiência em contextos educativos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(1), 284–297. doi: 10.12957/epp.2019.43020

Achkar, A. M. N. E., Leme, V. B. R., Soares, A. B., & Yunes, M. A. M. (2019). Life Satisfaction and Academic Performance of Elementary School Students. Psico-USF, 24(2), 323–335. doi: 10.1590/1413-82712019240209

Soares, A. B., Leme, V. B. R., Gomes, G., Penha, A. P., Maia, F. A., Lima, C. A., … Araújo, A. M. (2018). Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 70(1), 206–223.

Pereira-Guizzo, C. de S., Prette, A. D., Prette, Z. A. P. D., Leme, V. B. R., Pereira-Guizzo, C. de S., Prette, A. D., … Leme, V. B. R. (2018). Social skills program for adolescents in preparing for work. Psicologia Escolar e Educacional, 22(3), 573–581. doi: 10.1590/2175-35392018035449

Jovarini, N. V., Leme, V. B. R., & Correia-Zanini, M. R. G. (2018). Influence of Social Skills and Stressors on Academic Achievement in the Sixth-Grade. Paidéia (Ribeirão Preto), 28(0). doi: 10.1590/1982-4327e2819

Fernandes, L. M., Leme, V. B. R., Elias, L. C. S., & Soares, A. B. (2018). Preditores do desempenho escolar ao final do ensino fundamental: Histórico de reprovação, habilidades sociais e apoio social. Temas em Psicologia, 26(1), 215–228. doi: 10.9788/TP2018.1-09Pt

Falcão, A. O., Leme, V. B. R., & Morais, G. A. de. (2018). Autoeficácia acadêmica e seus preditores ao final do ensino fundamental. Revista da SPAGESP, 19(2), 34–48.

Achkar, A. M. N. E., Leme, V. B. R., Soares, A. B., & Yunes, M. A. M. (2018). Correlações entre Habilidades Sociais Educativas dos Professores, Burnout e Relação Professor-Aluno. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 16(3), 873–891. doi: 10.12957/epp.2016.32890

Leme, V. B. R., Valentini, F., Campos, J. R., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Psychometric Properties of the Brief Version of the Social Skills Inventory for Adolescents. The Spanish Journal of Psychology, 20, e36, 1–9 . doi: 10.1017/sjp.2017.29

Dutra-Thomé, L., Leme, V. R., Pereira, A. S., Paiva, I. L., Dias, A. C. G., Gaião, E. S., & Koller, S. H. (2017). O Impacto de Fatores Protetivos e de Risco na Autoestima e Autoeficácia de Adultos Emergentes nas Cinco Regiões Brasileiras. Avances en Psicología Latinoamericana, 35(3), 485. doi: 10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.4525

Achkar, A. M. N. E., Leme, V. B. R., Soares, A. B., & Yunes, M. A. M. (2017). Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, 21(3), 417–426. doi: 10.1590/2175-35392017021311151

Leme, V. B. R., Fernandes, L. M., Jovarini, N. V., Achkar, A. M. E., & Del Prette, Z. A. P. (2016). Social Skills Program for Adolescents in Vulnerable Social Contexts. Psico-USF, 21(3), 595–608. doi: 10.1590/1413-82712016210313

Leme, V. B. R., Fernandes, L. M., Jovarini, N. V., Falcão, A. O., & Moraes, G. A. de. (2016). Percepções de jovens sobre a transição para a vida adulta e as relações familiares. Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia, 9(2), 182–194.

Leme, V. B. R., Falcão, A. O., Morais, G. A. de, Braz, A. C., Coimbra, S., & Fernandes, L. de M. (2016). Solidariedade Intergeracional Familiar nas pesquisas brasileiras: Revisão integrativa da literatura. Revista da SPAGESP, 17(2), 37–52.

Leme, V. B. R., Campos, J. R., Coimbra, S., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2016). Social skills inventory for adolescents: Evidence of construct validity and reliability. Psico, 47(3), 171. doi: 10.15448/1980-8623.2016.3.20942

Leme, V. B. R., Del Prette, Z. A. P., Koller, S. H., & Del Prette, A. (2015). Habilidades Sociais e o Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano: Análise e Perspectivas. Psicologia & Sociedade, 28(1), 181–193. doi: 10.1590/1807-03102015aop001

Leme, V. B. R., Del Prette, Z. A. P., & Coimbra, S. (2015). Social Skills, Social Support and Well-Being in Adolescents of Different Family Configurations. Paidéia (Ribeirão Preto), 25(60), 9–17. doi: 10.1590/1982-43272560201503

Gato, J., Fontaine, A. M. G. V., Leme, V. B. R., & Leme, A. A. (2015). Homofobia transatlântica: Preconceito contra lésbicas e gays em Portugal e no Brasil. Temas em Psicologia, 23(3), 701–713. doi: 10.9788/TP2015.3-14

Soares, A. B., Francischetto, V., Dutra, B. M., Miranda, J. M. de, Nogueira, C. C. de C., Leme, V. R., … Almeida, L. S. (2014). O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior. Psico-USF, 19(1), 49–60. doi: 10.1590/S1413-82712014000100006

Leme, V. B. R., Marturano, E. M., & Fontain, A. M. G. V. (2014). Habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares e recasadas. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 14(3), 854–876. doi: 10.12957/epp.2014.13888

Leme, V. B. R., & Marturano, E. M. (2014). Preditores de comportamentos e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares, monoparentais e recasadas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(1), 153–162. doi: 10.1590/S0102-79722014000100017

Leme, Vanessa B. R., Prette, Z. A. P. D., & Coimbra, S. (2014). Práticas Educativas Parentais e Habilidades Sociais de Adolescentes de Diferentes Configurações Familiares. Psico, 44(4), 560–570.

Gato, J., Fontaine, A. M., & Leme, V. B. R. (2014). Validação e Adaptação Transcultural da Escala Multidimensional de Atitudes Face a Lésbicas e a Gays. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(2), 257–271. doi: 10.1590/1678-7153.201427206

Leme, V. B. R., Coimbra, S., Gato, J., Fontaine, A. M., & Del Prette, Z. A. P. (2013). Confirmatory Factor Analysis of the Generalized Self-Efficacy Scale in Brazil and Portugal. The Spanish Journal of Psychology, 16, E93. doi: 10.1017/sjp.2013.93

Leme, V. B. R., Marturano, E. M., & Fontaine, A. M. (2010). Relação da separação conjugal com as práticas parentais e o comportamento dos filhos. Psychologica, (52–I), 19–40. doi: 10.14195/1647-8606_52-1_2

Leme, Vanessa Barbosa Romera, & Bolsoni-Silva, A. T. (2010). Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares. Estudos de Psicologia (Natal), 15(2), 161–173. doi: 10.1590/S1413-294X2010000200005

Leme, V. B. R., & Bolsoni-Silva, A. T. (2010). Habilidades sociais e problemas de comportamento: Um estudo exploratório baseado no modelo construcional. Aletheia, (31), 149–167.

Bolsoni-Silva, A. T., Boas, A. C. V. B. V., Romera, V. B., & Silveira, F. F. (2010). Caracterização de programas de intervenção com crianças e/ou adolescentes. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 62(1), 104–118.

Leme, V. B. R., Bolsoni-Silva, A. T., & Carrara, K. (2009). Uma análise comportamentalista de relatos verbais e práticas educativas parentais: Alcance e limites. Paidéia (Ribeirão Preto), 19(43), 239–247. doi: 10.1590/S0103-863X2009000200012

Bolsoni-Silva, A. T., Leme, V. B. R., De Lima, A. M. A., Da Costa-Júnior, F. M., & Correia, M. R. G. (2009). Avaliação de um Treinamento de Habilidades Sociais (THS) com universitários e recém-formados. Interação em Psicologia, 13(2). doi: 10.5380/psi.v13i2.13597

Orientações e supervisões em andamento

Dissertação de mestrado

Letícia Costa Leopoldino. Percepção de apoio social, habilidades sociais, sintomas de depressão, ansiedade e estresse em adolescentes. Início: 2020. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Tese de doutorado

Adriana Pinheiro Serqueira. Desenvolvimento, implementação e avaliação de um Programa de Habilidades Sociais & Educativas para Professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Início: 2020. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Priscila Sá da Silveira. Programa de habilidades sociais e projeto de futuro com adolescentes de instituições acolhedoras: Avaliação de necessidades, processo e resultados. Início: 2020. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Fernanda Pereira Calabar. Desenvolvimento socioemocional de adolescentes em acolhimento institucional e habilidades sociais educativas de seus cuidadores: Avaliação e intervenção. Início: 2018. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Aline Penna-de-Carvalho. Recursos pessoais e contextuais entre o 6 e 7 ano do Ensino Fundamental a partir da Teoria Bioecológica. Início: 2018. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Luana de Mendonça Fernandes. Fatores protetivos e de risco pessoais e contextuais ao final do Ensino Fundamental: Um estudo de avaliação e intervenção. Início: 2017. Tese (Doutorado em Pós-doutorado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Orientações e supervisões concluídas

Dissertação de mestrado

Priscila Sá da Silveira. Percepção de apoio social, habilidades sociais e crenças de autoeficácia de adolescentes em instituições acolhedoras. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanessa Barbosa Romera Leme.


Fernanda de Azevedo França. Habilidades sociais educativas e autoeficácia de professores e alunos de salas de aceleração do Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vanessa Barbosa Romera Leme.


Adriana Pinheiro Serqueira das Chagas. Programa de Habilidades Sociais e Educativas para Professores doa Anos Finais do Ensino Fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vanessa Barbosa Romera Leme.


Carolina Seixas da Rocha. Programa de habilidades sociais com adolescentes em medida socioeducativa de semiliberdade. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanessa Barbosa Romera Leme.


Gisele Aparecida de Morais. Autoeficácia para a escolha profissional, expectativas de futuro e habilidades sociais na transição para a vida adulta. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanessa Barbosa Romera Leme.


Amanda Oliveira Falcão. Impacto das habilidades sociais e do clima escolar na autoeficácia acadêmica de estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanessa Barbosa Romera Leme.


Luana de Mendonça Fernandes. Habilidades sociais e percepção de apoio social de adolescentes e habilidades sociais educativas de professores: Relações com o desempenho escolar no 8° e 9° ano do Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanessa Barbosa Romera Leme.


Neidiany Vieira Jovarini. A transição para o 6º ano do Ensino Fundamental: Relações entre variáveis dos contextos familiar e escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Vanessa Barbosa Romera Leme.

Tese de doutorado

Ana Maria Nunes El Achkar. Fatores de proteção e de risco nos anos finais do Ensino Fundamental: Compreensão de resiliência em contexto educativo. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Salgado de Oliveira, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Vanessa Barbosa Romera Leme.

Livros publicados/organizados ou edições

Del Prette, Z. A. P., Soares, A. B., Pereira-Guizzo, C. S., Wagner, M. F., & Leme, V. B. R. (2015). Habilidades Sociais: Diálogos e intercâmbios sobre pesquisa e prática (1a. ed., Vol. 1). Novo Hamburgo, RS: Sinopsys

Capítulos de livros publicados

Leme, V. B. R., & Quiterio, P. L. (2020). Configurações Familiares e implicações para as intervenções Cognitivo-Comportamentais. In B. Cardoso & K. Paim. (Eds.), Terapias Cognitivo-Comportamentais para Casais e Famílias: bases teóricas, pesquisas e intervenções (pp. 373-396). Novo Hamburgo, RS: Sinopsys.

Marturano, E. M., Del Prette, Z. A. P., Barham, E., Martinez, C. M. S., Santos, M. A., Pasian, S. R., Franca, A. B., Braz, A. C., Telles, C. O. A., Cassoni, C., Natividade, D. D., Gardinal-Pizato, E. C., Scorsolini-Comin, F., Pizeta, F. A., Queluz, F. N. F. R., Ferreira, H. G., Santis, L., Correia, M. R. G., Pinheiro, R. C., Pamplin, R. C. O., Medeiros, T. J., &  Leme, V. B. R. (2019). Psicologia Social e do Desenvolvimento ao longo do ciclo vital: Uma parceria bem-sucedida entre Portugal e Brasil. In C. Andrade, C. Antunes, J. Gato, L. Faria, M. Matias, & S. Coimbra. (Eds.). Olhares sobre a Psicologia Diferencial (pp. 207-222). Porto: Legis Editora.

 Leme, V. B. R., & Braz, A. C. (2019). Avaliação em habilidades sociais. In S. M. Barroso, F. Scorsolini-Comin, & E. Nascimento. (Eds.). Avaliação psicológica: Contextos de atuação, teoria e modos de fazer (pp. 273-292). Novo Hamburgo: Sinopsys

Rocha, C. S., & Leme, V. B. R. (2019). O que dizem os adolescentes em medida socioeducativa de semiliberdade sobre suas relações interpessoais? In C. L. S. Mendes, E. F. Julião, & J. F. S. Abdalla. (Eds.). Trajetória de vida, violência e vulnerabilidade. (pp. 119-138). Rio de Janeiro: DEGASE.

Pereira, A. S., & Leme, V. B. R. (2018). A importância das habilidades sociais nas relações interpessoais durante a adultez emergente. In L. Dutra-Thomé, A. S. Pereira, S. I. N. Rodrigues, & S. H. Koller. (Eds.). Adultez Emergente no Brasil: Uma nova perspectiva desenvolvimental sobra a transição para a vida adulta (pp. 71-94). São Paulo: Vetor.

Soares, A. B., Leme, V. B. R., Nogueira, C. C., Maia, F. A., & Lima, C. A. (2016). Situações interpessoais: O que dizem os estudantes universitários? In A. B. Soares, L. Mourão, & M. M. P. E. Mota. (Eds.). O Estudante Universitário Brasileiro: Características Cognitivas, Habilidades Relacionais e Transição para o Mercado de Trabalho (pp. 115-126). Curitiba: Appris.

Leme, V. B. R., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2016). Habilidades sociais de estudantes de psicologia: Estado da arte no Brasil. In A. B. Soares, L. Mourã, & M. M. P. E. Mota (Eds.). O Estudante Universitário Brasileiro: Características Cognitivas, Habilidades Relacionais e Transição para o Mercado de Trabalho (pp. 127-142). Curitiba: Appris.

Leme, V. B. R., Fernadnes, L. M., Jovarini, N. V., & Achkar, A. M. N. E. (2015) Relações interpessoais e habilidades sociais de adolescentes de contextos sociais vulneráveis. In Z. A. P. Del Prette, A. B. Soares, C. S. Pereira-Guizzo, M. F. Wagner, & V. B. R. Leme. (Eds.). Habilidades Sociais: Diálogos e intercâmbios sobre pesquisa e prática (pp. 221-249). Novo Hamburgo, RS: Sinopsys.

Marturano, E. M., Elias, L. C. S., Leme, V. B. R. (2014). Comportamentos agressivos e habilidades sociais em uma perspectiva de desenvolvimento. In J. C. Borsa & D. R. Bandeira. (Eds.). Comportamento agressivo na infância: da teoria à prática (pp. 59-78). São Paulo: Pearson Clinical & Talent Assessment Brasil – Casa do Psicólogo.

Fernandes, L. M., Leme, V. B. R. (2014). Transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio: A importância das habilidades sociais e do apoio social dos estudantes. In L. Campos. (Eds.). Resiliência e Habilidades sociais: Reflexões acerca das suas articulações e seus desdobramentos na escola e na vida (pp. 41-62). Curitiba: Appris.

Marturano, E. M., Elias, L. C. S., Leme, V. B. R. (2012). A família e o desenvolvimento do escolar. In L. E. Melchiori, O. M. P. R. Rodrigues, & A. C. B. Maia. (Eds.). Família e crianças: reflexões teórico-práticas sobre os cuidados com as crianças (pp. 137-152). Curitiba: Juruá.

Leme, V. B. R.; Bolsoni-Silva, A. T. (2010). Investigando as habilidades sociais de pré-escolares com problemas de comportamento. In T. G. M., Valle & A. C. B., Maia (Eds.). Aprendizagem e Comportamento Humano (pp. 197-214). Bauru: FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP – FEU.