Patrícia Quitério

Artigos

Quiterio, P. L., Nunes, L. R. O. de P., Camelo, B. L.,  Pires, J., & Carmo, M. M. I. do B. (2021). Promoção das Habilidades Sociais de Futuros Professores com foco na Educação Inclusiva, Estudos e Pesquisas em Psicologia21(2), 611-631. doi:10.12957/epp.2021.59366

Carmo, M. M. I. do B., Gilla, C. G., & Quiterio, P. L. (2020). Um Estudo Sobre a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho Brasileiro. Interação em Psicologia, 24(1), 448–458. doi: 10.5380/psi.v24i1.59972

Quiterio, P. L., Gerk, E., & Nunes, L. R. d’Oliveira de P. (2017). Avaliação multimodal das habilidades sociais de estudantes com paralisia cerebral usuários de comunicação alternativa. Revista Educação Especial, 30(58), 455–470. doi: 10.5902/1984686X24735

Lorena, P. (2008). Retrato da Comunicação Alternativa no Brasil. Teias, 9(18), 135-138.

Lorena, P. (2003). Hora de brincar. Revista Educador, 40, 3–­6.

Orientações concluídas

Dissertação de mestrado concluída

Adriana Pinheiro Serqueira das Chagas. Programa de Habilidades Sociais para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coorientador: Patricia Lorena Quiterio.

Livros publicados/organizados ou edições

Quiterio, P. L.; Moço, D. P.; Silva, J. P.; Carmo, M. M. I. B.; Carvalho, R. L. R.; & Vieira, T. O. (2020). Orientação para famílias de crianças com deficiência. Timburi, SP: Editora Cia do eBook, v.1. p.44. ISBN: 9786586755503

Nunes, L. R. O. P.; Quiterio, P. L.; Walter, C.; Schrismer, C., &, Braun, P. (2020). E-book Comunicar é preciso: em busca das melhores práticas na educação do aluno com deficiência. Marília: ABPEE – Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, p.194. ISBN: 9786588465011

Quiterio, P. L., Moco, D. P., Silva, J. P., Carmo, M. M., Carvalho, R. R., & Vieira, T. O. (2020). Orientação para famílias de crianças com deficiência (1a. ed., Vol. 1). Timburi, SP: Cia do eBook. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/13b3A-QxBdF-nrmtAhxDFzy-qw3B9-IGY/view

Quiterio, P. L., & Nunes, L. R. O. P. (2018). Programa de Promoção de Habilidades Sociais para Alunos Sem Fala Articulada (1a ed.). São Paulo: Memnon.

Quiterio, P. L., & Nunes, L. R. O. P. (2017). Formação de professores em Habilidades Sociais Educativas e Inclusivas. (1a ed.). São Paulo: Memnon.

Nunes, L. R. O. P., Quiterio, P. L., Walter, C., Schrismer, C., & Braun, P. (2017). Comunicar é preciso: em busca das melhores práticas na educação do aluno com deficiência. (1a ed.). Marília, SP: ABPEE.

Capítulos de livros publicados

Brooking, L., Pereira, R. C., Stobaus, L., & Quiterio, P. L. (2019). Funções executivas e suas interfaces com a linguagem, a motricidade, outras capacidades cognitivas e o impacto na aprendizagem. In M. G. V. Paiva, S. Cagnin (Eds.). A aprendizagem do aluno: um enfoque psicopedagógico contemporâneo. 1 ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019, p. 25-41. ISBN: 978-85-7785-700-5

Leme, V. B. R., & Quiterio, P. L. (2019). Configurações Familiares e implicações para as intervenções Cognitivo-Comportamentais. In B. Cardoso & K. Paim. (Eds.), Terapias Cognitivo-Comportamentais para Casais e Famílias: bases teóricas, pesquisas e intervenções (pp. 373-396). Novo Hamburgo, RS: Sinopsys.

Quiterio, P. L., & Nunes, L. R. O. P. (2017). Promoção das Habilidades Sociais de alunos não falantes tendo como interlocutores graduandas em Pedagogia. In D. Deliberato, D. R. Nunes, & M. J. Gonçalves. (Eds.), Trilhando juntos a Comunicação Alternativa (pp. 163-180). Marília, SP: ABPEE.

Quiterio, P. L., & Nunes, L. R. O. P. (2013). Desenvolvimento de habilidades sociais de futuros professores no processo de inclusão de alunos com deficiência. In R. Glat & M. Pletsh (Eds.), Estratégias Educacionais Diferenciadas para alunos com necessidades especiais (pp. 107-126). Rio de Janeiro: Editora da UERJ

Quiterio, P. L., & Brando, A. (2011). Alunos não oralizados: A voz através da comunicação alternativa e a vez através das habilidades sociais. In L. R. O. P. Nunes, P. L. Quiterio, C. Walter, C. Schirmer, & P. Braun (Eds.), Comunicar é preciso: Em busca das melhores práticas na educação do aluno com deficiência (pp. 47-58). Marília, SP: ABPEE.

Quiterio, P. L., & Brando, A. (2011). Turma muito maluquinha: o processo de inclusão de um aluno com paralisia cerebral em uma turma de projeto na rede municipal de ensino. In L. R. O. P. Nunes, P. L. Quiterio, C. Walter, C. Schirmer, & P. Braun (Eds.), Comunicar é preciso: Em busca das melhores práticas na educação do aluno com deficiência (pp. 163-172). Marília, SP: ABPEE.

Quiterio, P. L., & Brando, A. (2011). Turma muito maluquinha: o processo de inclusão de um aluno com paralisia cerebral em uma turma de projeto na rede municipal de ensino. In L. R. O. P. Nunes, P. L. Quiterio, C. Walter, C. Schirmer, & P. Braun (Eds.), Comunicar é preciso: Em busca das melhores práticas na educação do aluno com deficiência (pp. 163-172). Marília, SP: ABPEE.

Quiterio, P. L. (2011). O processo de inclusão de alunos com paralisia cerebral através de recursos da comunicação alternativa de baixo custo. In L. R. O. P. Nunes, P. Miryan, C. Walter (Eds.), Compartilhando experiências: ampliando a comunicação alternativa (pp. 209-219). Marília, SP: ABPEE.

Gerk, E., Nunes, L. R. O. P., & Quiterio, P. L. (2009). Jovens com Necessidades Educativas Especiais: um estudo piloto sobre avaliação assistida da inteligência. In L. A. R. Martins & L. G. S. Silva (Eds.), Múltiplos Olhares sobre a Inclusão (pp. 32-42). João Pessoa: Editora da UFPB.

Quiterio, P. L., Nunes, L. R. O. P., & Gerk, E. (2009). Avaliação das Habilidades Sociais em alunos não-oralizados. In E. J. Manzini, M. C. Marquezini, R. M. Busto, E. D. Tanaka, D. Fujisawa (Eds.), Procedimentos de ensino e avaliação em Educação Especial (pp. 153-161). Londrina, PR: Editora ABPEE. Quiterio, P. L., Nunes, L. R. O. P., & Gerk, E. (2008). Avaliação e Promoção das Habilidades Sociais de Jovens com paralisia cerebral que participam de um programa de Comunicação Alternativa e Ampliada. In A. I. A. Oliveira, J. M. Q. Lourenço, M. F. Garotti (Eds.), Tecnologia Assistiva: pesquisa e prática (pp. 27-34). Belém