Processos de resiliência e vulnerabilidade nas transições escolares e transição para vida adulta

Coordenada por Vanessa Leme. Os estudos sobre os processos de resiliência e vulnerabilidade nas transições escolares, tem por objetivo examinar mecanismos de proteção e de risco e indicadores de ajustamento em contexto educativo e sua associação com processos de resiliência e vulnerabilidade com estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental. São focalizados a transição ao 6º ano do Ensino Fundamental e a transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Adicionalmente, estuda-se os processos de resiliência e vulnerabilidade na transição para a vida adulta, que tem por objetivo realizar estudos com adolescentes e jovens adultos para examinar aspectos dos seus contextos (escolar, família, comunidade e trabalho) e das suas relações interpessoais associados aos processos de resiliência e vulnerabilidade durante a transição para a vida adulta. Fundamentas na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, implementam e avaliam programas de intervenção em habilidades sociais e de vida com foco na promoção de saúde mental com adolescentes e familiares, jovens adultos e professores, especialmente em situação de vulnerabilidade social. Projeto FAPERJ JCNE E_04/2018

Profa. Dra. Vanessa Barbosa Romera Leme