LEIA – Laboratório de Estudos e Impactos sobre Alfabetização

Dentre as principais habilidades a serem adquiridas na escola estão a aquisição proficiente da leitura e da escrita. Sem o domínio dessas habilidades o aprendiz enfrentará dificuldades em todas as disciplinas escolares. Pesquisas recentes, mostram que as dificuldades de leitura e escrita se arrastam por toda a vida escolar, inclusive trazendo dificuldades no Ensino Superior. Assim, considerando o contexto escolar brasileiro e as características da língua portuguesa, essa linha de pesquisa estuda os processos cognitivos e sociais envolvidos nesses processos desde a Educação infantil até o Ensino Superior. Os resultados dessas pesquisas, coordenadas pela professora Márcia Mota, têm gerado implicações para a prática pedagógica e clínica na medida em que oferecem informações que ajudam a remediar e prevenir dificuldades na leitura e escrita. Projeto FAPERJ CNE E_02/2017

Profa. Dra.Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota